O encerramento das oficinas de capacitação ocorreu em dezembro do ano passado, com um encontro no Centro de Visitantes do Porto do Açu

Conheça projeto pioneiro de redes comunitárias para SJB e Campos

Levar internet de boa velocidade a famílias da zona rural de Campos dos Goytacazes-RJ e São João da Barra-RJ onde o acesso é precário ou inexistente. Este é o principal objetivo do Projeto Ampliação e …
O IBEBrasil deu início ao projeto de Ampliação e Expansão das Redes Comunitárias de Internet da Baixada Campista e Sertão Sanjoanense.

IBEBrasil amplia redes comunitárias de internet no Norte Fluminense

O IBEBrasil quer garantir acesso à internet a 22 localidade de Campos e São João da Barra que estão em regiões de infoexclusão O Instituto Bem-Estar Brasil (IBEBrasil), em parceria com a Internet Society Foundation …

Redes Comunitárias se fortalecem com grupo de trabalho na Anatel

O trabalho realizado por diversas instituições do Brasil em favor da universalização do acesso à internet ganhou um importante aliado. No dia 30 de março, o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou …
redes,comunitárias,

Redes Comunitárias de Internet lançam carta por políticas de acesso 

O movimento pela universalização do acesso à internet no Brasil ganhou ainda mais força na luta pelo acesso significativo. Representantes de redes comunitárias de todo o país divulgaram uma carta aberta, na qual apontam a …
O encontro de São Paulo reuniu lideranças de todas as regiões do Brasil.

Carta de Redes Comunitárias pela inclusão digital de todes – Novembro/22

Nós, integrantes do “Encontro de Redes Comunitárias de Internet”, realizado em São Paulo nos dias 10 e 11 de novembro de 2022, compartilhamos esta carta construída conjuntamente para:  – Expressar a valorização e o respeito …
Encontro Em SP debate futuro das redes comunitárias de internet

Encontro Em SP debate futuro das redes comunitárias de internet

Encontro também vai discutir o projeto de lei que institui a lei de inclusão digital nos municipios. A inclusão digital, um dos temas abordados pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva em sua campanha, …
CIDENNF, IBEBRASIL, internet, norte, noroeste, fluminense

IBEBrasil será parceiro de cidades do interior fluminense

Consórcio Intermunicipal cria câmara técnica para debater ações e implementar projetos que tenham como foco a  democratização do acesso à internet Um grupo de municípios do estado do Rio de Janeiro deu um passo pioneiro …
I Workshop sobre políticas públicas e sociais de acesso à internet do norte e noroeste fluminense

CIDENNF e IBEBrasil discutem políticas de acesso à internet

Municípios do CIDENNF debaterão políticas públicas e sociais de acesso à internet nesta quinta-feira (27). O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF) e o Instituto Bem-Estar Brasil (IBEBrasil) vão promover …
Presidente do IBEBrasil, Marcelo Saldanha, durante audiência pública da Anatel que discutiu as questões relacionadas à simplificação regulatória.

IBEBrasil repudia ações da Anatel contra redes comunitárias

Agência retrocede na linha do tempo, ameaça reduzir avanços e amplia os problemas no direito de interconexão e provimento de acesso à internet. Um verdadeiro retrocesso, que traz de volta o clima de insegurança jurídica …
Capa da pesquisa Redes Comunitárias de Internet no Brasil realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br)

Pesquisa de Redes Comunitárias expõe omissão do MCom e Anatel

As Redes Comunitárias enfrentam desafios de simplificação dos processos de formalização e regularização, bem como, a falta de fomento por meio  de políticas públicas. A recém divulgada pesquisa “Redes Comunitárias de Internet no Brasil” traz dados reveladores …