Rede Casulo : Programa de desenvolvimento de empreendimentos individuais ou solidários com foco em formação, assessoria e suporte de serviços com base tecnológica.

 

O que é o Programa Rede Casulo?

A Rede Casulo é um programa institucional do Instituto Bem Estar Brasil que busca contribuir com o desenvolvimento do microempreendedorismo local através de processos formativos na região Norte e Noroeste Fluminense (N/NOF).

O programa está sedimentado em modelos econômicos colaborativos e baseado em custo marginal zero, garantindo sustentabilidade e economicidade para os colaboradores, seus usuários e parceiros.

O público-alvo da Rede Casulo são os microempreendedores e empreendimentos da economia solidária da região N/NOF, identificados em especial, nas comunidades cuja situação socioeconômica ou falta de infraestrutura imponham dificuldades ao acesso à formação para melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico.

Por que o programa oferece apoio aos MEIs, EIs e EESs na região N/NOF ?

No Brasil existem 6.653.221 MEI (fonte: Portal do Empreendedor) criados e no início de 2018, 1.37 milhões foram desativados (fonte: Receita Federal). Em Campos dos Goytacazes/RJ temos 16.869 (fonte: Portal do Empreendedor). As ações locais não são suficientes para atender a demanda crescente de formação continuada para este público, logo, a função social da Rede Casulo é atender estes microempreendedores com formação e assessoria complementar para que criem mecanismos fortes de sustentabilidade em seus modelos de negócios, ao mesmo tempo formando EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS, apoiando-os no FORTALECIMENTO do TRABALHO COLABORATIVO, QUALIFICAÇÃO de SUAS AÇÕES para a OBTENÇÃO DE RESULTADOS POSITIVOS, na GERAÇÃO de TRABALHO e RENDA e na AMPLIAÇÃO DE ACESSO AOS DIREITOS DE CIDADANIA.