O movimento ComVida20 é uma resposta ao atual cenário de isolamento social provocado pela pandemia com enfoque na solidariedade e na justiça social para geração de renda para trabalhadoras e trabalhadores da economia solidária da cidade de campos dos Goytacazes.

Com as recomendações de especialistas e a decretação pelo poder público na prevenção ao COVID19 através do uso de máscaras e o achatamento da curva de contaminação para garantir que o atendimento à população pelo sistema de saúde seja pleno, o projeto se lança com a proposta de juntar as demandas na produção de máscaras e EPIs de saúde e a força de trabalho local da economia solidária para combater a pandemia de forma solidária, escoando a produção, através de doações para as trabalhadoras(es) de saúde, comunidades rurais e de periferia mais vulneráveis, asilos e instituições de caridade, ajudando a desenvolver a economia local ao mesmo tempo que promove a ação de cidadania no combate e prevenção ao COVID19.

Este movimento nasceu no seio do Fórum de Economia Solidária de Campos, através das manifestações de grupos de costureiras, modelistas e trabalhadores autogestionários da economia solidária da Rede RECACO’S e da COOPEMAR.

A campanha tem apoio do Instituto Bem Estar Brasil (IBEBrasil), da ITEP/UENF, COOPEMAR, RECACO’s, Fórum de Economia Solidária de Campos dos Goytacazes e Rede LeModa.

As arrecadações serão aplicadas na compra dos insumos para a confecção das máscaras e EPIs de saúde, a manutenção dos equipamentos de costura durante o processo de produção dos materiais, apoio logístico e de comunicação da campanha e a remuneração justa e digna das trabalhadoras(es) da economia solidária que estarão se dedicando na produção das máscaras e EPIs de saúde.

Para fins de transparência da aplicação dos recursos os itens e respectivos valores cotados são:

Máscara ComVida20 = R$ 5,00 (material; custos de logística, manutenção de equipamentos e comunicação; e mão de obra).

EPIs de Saúde (valor médio por gramatura de tecido TNT: R$ 13,00 (Máscaras cirúrgicas, avental, propé, touca e macacão).

Serão selecionadas as comunidades mais vulneráveis e as instituições filantrópicas de assistência social e de atendimento à saúde de Campos.

Os doadores desta campanha poderão indicar para o Comitê de Transparência outras instituições e comunidades que necessitem dos EPIs de saúde e máscaras que forem produzidas pela Campanha.

Os recursos captados serão depositados na conta bancária do IBEBrasil, que executará os recursos com base na decisão coletiva do Comitê de Transparência, formado pelos empreendimentos inscritos no Fórum de Economia Solidária de Campos e outros que sejam convidados por este.

Este mesmo Comitê irá fazer a seleção e a organização logística para a doação dos materiais produzidos, dando total transparência no processo junto à sociedade e aos apoiadores desta campanha.

O IBEBrasil irá fazer a hospedagem e divulgação da página da Campanha, informando todas as ações de forma transparente.

Vamos todos nos somar nesta ação de cidadania e ajudar a população campista a sair da pandemia com o menor impacto social e econômico possível. Vamos todos juntos costurar a solidariedade campista na prevenção e combate ao COVID19 e sigamos ComVida em 2020.

Doe, depositando qualquer valor na conta:

Banco: 290 - PagSeguro Internet S.A.
Agência: 0001
Número da conta: 03560609-4
Tipo: Conta de pagamento
Instituto Bem Estar Brasil CNPJ 10.393.140/0001-20
Doações para a Campanha Social "ComVida20 - Costurando Juntos a Solidariedade"

Ou faça sua contribuição direto em nossa conta pelo PagSeguro, clicando no botão abaixo:

Sua doação é muito importante!
Contamos com seu apoio!