Saiba onde denunciar caso algumas das situações abaixo ocorra perto de você 

O Disque 100 foi criado para a denúncia desses crimes e funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados e recebe denúncias anônimas.

As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização, de acordo com a competência e as atribuições específicas.

Priorize o Conselho Tutelar como porta de entrada nas denúncias de abusos contra crianças e adolescentes.

Veja esse e outros canais de ajuda: 

Você também pode acionar o Conselho Tutelar mais próximo de você, toda a cidade. Telefone de contato você encontra no site da prefeitura de sua cidade.

Central de Atendimento à Mulher – Disque 180

  • Em casos de violência contra mulheres e meninas, seja violência psicológica, física, sexual causada por pais, irmãos, filhos ou qualquer pessoa. O serviço é gratuito e anônimo. 

Polícias

  • Quando estiver presenciando algum ato de violência, acione a Polícia Militar Disque 190. Também é possível acionar as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher e as de Proteção à Criança e ao Adolescente da sua cidade. 

Safernet Brasil

Outros órgãos também trabalham com apoio a crianças, adolescentes e suas famílias: 

Centro de Valorização da Vida

  • O CVV trabalha com apoio emocional e prevenção do suicídio, e atende qualquer pessoa e idade que precise conversar, anonimamente. Ligue 188 ou acesse o chat pelo www.cvv.org.br 

Defensoria Pública

  • A Defensoria defende pessoas que não podem pagar por um advogado particular. Também atua quando um grupo de pessoas tem um direito violado, como falta de acesso a saúde. Procure os contatos no site da Defensoria de seu Estado. 

Ministério Público

  • O Ministério Público fiscaliza órgãos e agentes públicos. Vítimas de irregularidades policiais, falta de atendimento no Conselho Tutelar ou outros órgãos, acione o MP. Encontre os contatos no site do MP de seu Estado. 

Ouvidorias

  • Cada órgão tem uma ouvidoria própria para receber sugestões, elogios e reclamações que não foram resolvidas de outra forma. Caso tenha um problema com algum órgão, busque o contato da ouvidoria do mesmo. 

Creas

  • O Centro de Referência Especializada em Assistência Social é responsável por atender crianças, adolescentes e famílias em situação de risco, seja por violência, trabalho infantil, cumprimento de medidas socioeducativas ou violações de direito. Cada município possui diversos Creas, encontre o mais perto de sua casa e entre em contato.