Redes Comunitárias, Computação, Serviços Eletrônicos, Telecomunicações, Economia Solidária, Acesso, Internet, Regulamentação, Sustentabilidade.

Como garantir a plena cidadania através de um cenário tão adverso? Como superar os desafios atuais para garantir universalização do acesso como direito fundamental? Quais são as práticas de sustentabilidade de projetos da universalização de acesso com maior sucesso?

Para responder essas e outras questões, o evento “Encontro de Redes Comunitárias – Acesso à Internet como Direito Humano” abordará o tema de Redes Comunitárias como modelo sustentável e viável de expansão de infraestrutura de telecomunicação para universalização de acesso com autonomia, tecnológica e sustentabilidade econômica. O principal objetivo do evento será realizar uma capacitação técnica mínima que permita que qualquer pessoa possa iniciar uma rede livre autônoma usando redes em malha (mesh) em seu território (24/10). Realizar um debate sobre os desafios da universalização do acesso para que novas práticas, ações e demandas de incidências políticas sejam compiladas para futuras ações do IBEBrasil e demais organizações da sociedade civil ligadas ao tema (25/10).

2 Universidades

6 Comunidades

3 Organizações Sociais

Programação Completa

IX Mostra Extensão - UENF (Campos - RJ)

Atividades públicas e gratuítas de Redes Comunitárias e Tecnologias Sociais do IBEBrasil dentro da semana IX de Mostra de Extensão da UENF – Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes – RJ

Auditório

Descrição em breve

Tenda IBEBrasil

A semana de eventos do IBEBrasil/APC terá seu início no dia 22/10, onde iremos montar de forma permanente durante a XI Mostra de Extensão uma Tenda de atividades do Instituto. Nesta tenda teremos a divulgação das inciativas de redes comunitárias, informativos de como as redes comunitárias operam, a exposição de infraestrutura funcional de uma rede comunintária, do programa Comunidades Digitais e de tecnologias sociais sustentáveis agroecológicas do programa EcoTecs, ambos do IBEBrasil com parcerias da UENF e IFF. A tenda terá presença de bolsistas e integrantes do IBEBrasil em horários diversificados para tirar duvidas e dar informações ao público presente.

Tenda IBEBrasil

Oficina para mostrar como montar um minhocário, os insumos gerados pela TS, mostrando suas aplicações, seus impactos positivos na redução de resíduos sólidos orgânicos e o seu valor econômico agregado para geração de renda.
Oficina para mostrar como montar um biorreator orgânico, os insumos gerados pela TS, mostrando suas aplicações, seus impactos positivos na redução de resíduos sólidos orgânicos e o seu valor econômico agregado para geração de renda.

Oficinas práticas de Redes Comunitárias e Tecnologias Sociais

Recepção / Restaurante Universitário

Descrição em breve
Descrição em breve

Laboratório 1 – Infraestrutura de Redes

Thiago Paixão realizará uma aula de introdução a Redes Computacionais Comunitárias apresentando os conceitos básicos de redes: LAN/WAN, Internet, Cabeamento, WiFi, TCP/IP, entre outros…
Thiago Paixão apresentará os conceitos de redes em malha (mesh) com os projetos LibreMesh e LibreRouter, um roteador Open Hardware com foco em Redes Comunitárias produzido pelo coletivo argentino Altermundi.

Laboratório 2 – Aplicações

Carla Jancz irá realizar a oficina prática da rede feminista Fuxico, mostrando suas aplicações e práticas de instalação e configuração.
Carla Jancz irá realizar a oficina prática de como criar blogs e sites em wordpress, abordando ativicades simples de configuração básica da plataforma e como fazer as postagens para alimentação de conteúdos locais nas redes comunitárias.

Tenda IBEBrasil – EcoTecs

Oficina para mostrar como montar uma prensa para fabricação de lenhas ecológicas, os insumos gerados pela TS, mostrando suas aplicações, seus impactos positivos na redução de resíduos sólidos orgânicos, de desmatamento e o seu valor econômico agregado para geração de renda.
Oficina para mostrar como montar um filetador de garrafas PET, os insumos gerados pela TS, mostrando suas aplicações, seus impactos positivos na redução de resíduos sólidos e o seu valor econômico agregado para geração de renda.

Tecnologia Open Space (Espaço Aberto) Desafios das Redes Comunitárias: Caso Comunidade de Marrecas

Auditório X

Descrição em breve
Dinâmica para quebrar o gelo e realizar as apresentações. Ex: formar um circulo, passar um bola de mãos em mãos. Quem receber a bola deve informar nome, de onde é e um adjetivo com a primeira letra do seu nome.
Apresentação rápida introdutória do tema de Redes Comunitárias, sobre Marrecas, e os desafios enfrentados pelas comunidades:* Quem é IBEBrasil e projeto APC * Método Open Space e agenda do dia * O que é Rede Comunitária * Vídeo da Comunidade de Marrecas * Desafios de Marrecas (Redes Comunitárias) * Núvem de sugestão de temas
Debate aberto com perguntas, dúvidas e sugestões de temas. Seu Manel, lider comunitário de Marrecas, pode receber perguntas. Participantes e mediadores podem anotar informações relevantes em postit que serão pregados em um quadro, inclusive com base na nuvem de sugestões.
Momento onde será feito a leitura de todos os postits colecionados que serão agrupados em pelo menos quatro temas. A partir dai será identificado os temas dos grupos de trabalhos. Ex.: Autogestão, Sustentabilidade, Infraestrutura, Marco Legal, Direitos Humanos etc Os quatro moderadores (Marcelo, Carla, Thiago e Nilza) vão escolher um tema cada um, e convidar os participantes interessados naquele tema a debaterem e encontrarem soluções.
Descrição em breve
Cada grupo vai receber uma cartolina, algumas canetas e postits e deveram realizar uma relatoria das conclusões chegadas no decorrer do debate. Os grupos se dirigirão para salas separadas, ou cantos separado e realizarão o dabate em cima do tema escolido.
Descrição em breve
Os participantes retorno do Coffee Break para finalizar os trabalhos e seprepararem para a apresentação.
Cada grupo terá até 15 minutos para realizar uma apresentação das conclusões chegadas em seu debate.
Um momento final para que seja debatido as conclusões de cada grupo, e uma reflexão dos resultados alcançados.
Fala final, agradecimentos e foto em grupo.

Intercambio e visita Peers APC - Marrecas (Campos - RJ)

Atividades públicas e gratuitas de intercambio de comunidades de Redes Comunitárias Casa dos Meninos (São Paulo – SP) em Marrecas (Campos dos Goytacazes – RJ) e visita de Peers da APC da América Latina.

Telecentro (público)

Descrição em breve
Descrição em breve
Descrição em breve
Descrição em breve
Descrição em breve

Pousada (reservado)

Descrição em breve
Descrição em breve
Descrição em breve
Descrição em breve

Telecentro (público)

Descrição em breve
Descrição em breve
Descrição em breve
Descrição em breve
Descrição em breve
Descrição em breve

Pousada (reservado)

Descrição em breve
Descrição em breve
Descrição em breve
Descrição em breve

Visita Peers APC - Casa dos Meninos (São Paulo - SP)

Visita dos Peers da APC a Rede Comunitária da Casa dos Meninos (São Paulo – SP)  e atividades culturais na Cidade de São Paulo.

Centro de São Paulo

Descrição em breve
Descrição em breve

Casa dos Meninos

Descrição em breve
Descrição em breve