IBEBrasil e Forte Telecom unem forças para expandir redes comunitárias em São João da Barra, promovendo inclusão digital na região.
O Instituto Bem Estar Brasil (IBEBrasil), com apoio da ISOC Foundation, estabeleceu uma parceria estratégica com a Forte Telecom para expandir redes comunitárias no Norte Fluminense. A iniciativa visa fornecer links de alta capacidade a custo acessível para comunidades em situação de vulnerabilidade.
Em breve, Barra do Açu receberá um link de 300 Mbps. A Forte Telecom, empresa parceira do projeto, tem planos de conectar as localidades de Cazumbá e Quixaba até março de 2025, expandindo o alcance da rede de alta capacidade na região.
A Secretaria de Desenvolvimento de São João da Barra, com o apoio de Fernando Maciel, gerente do programa de qualificação técnica, articulou a colaboração. Após três reuniões, a Forte Telecom garantiu o apoio ao projeto, compreendendo o impacto social das redes comunitárias.
Felipe Quintanilha, gerente de projetos da Forte Telecom, aprovou o apoio à iniciativa após compreender o impacto social das redes comunitárias. A empresa realizou a primeira instalação de fibra óptica em Marrecas, fornecendo 400 Mbps de velocidade.
– Foi uma satisfação poder de alguma forma colaborar com o projeto, especificamente, com as duas comunidades que a gente já colocou, e adotou o local com uma internet de alta capacidade, de alta qualidade para que pudesse funcionar as redes de Cazumbá e Açu. Cnheço muito bem as duas regiões no quinto distrito de São João Barra, que são regiões de sombra.
Leia também: IBEBrasil consolida rede comunitária de internet em Barra Açu
Nova fonte de financiamento
O IBEBrasil dará apoio a Forte Telecom na elaboração de projetos para captação de recursos junto ao Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST).
Em outra frente de trabalho, Marcelo Saldanha, presidente do IBEBrasil, relata avanços nas negociações com órgãos federais.
– Embora ainda haja questões a serem ajustadas junto ao BNDES, estamos otimistas. As recentes alterações no caderno de projetos para atender provedores de pequeno porte são um passo na direção certa – afirma Saldanha.
Leia também: IBEBrasil enfatiza em formação para fortalecer redes comunitárias
Impacto regional
Existe a expectativa de que com a aprovação dos projetos, a Forte Telecom poderá apoiar redes comunitárias para 22 localidades em Campos dos Goytacazes e São João da Barra. A meta inicial é conectar até 3 mil famílias vulneráveis, mas com potencial de atender a 15 mil.
A iniciativa reforça o papel das redes comunitárias como ferramentas de desenvolvimento social e econômico. A colaboração entre organizações locais, governo e empresas privadas demonstra o potencial de transformação e garantia de acesso universal à internet.
Com a expansão das redes comunitárias, espera-se que o Norte Fluminense se torne referência em conectividade comunitária e inclusão digital no Brasil, evidenciando o impacto positivo dessas parcerias estratégicas no desenvolvimento regional.
Apoios e parcerias
A iniciativa, fruto de parceria entre o Instituto Bem-Estar Brasil (IBEBrasil) e a Internet Society Foundation (ISOC Foundation), conta com apoio da Porto do Açu, Prefeitura de São João da Barra, Forte Telecom, Instituto Federal Fluminense (IFF) e ITEP/Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).