5 documentários brasileiros sobre a internet

A internet está recheada de produções internacionais que documentam diversos momentos históricos e temas relacionados a própria internet, a maioria tem como produtores ou patrocinadores gigantes como Discovery Chanel, BBC e Netflix, mas há também produções menores independentes. Mas você sabia também há produções documentais nacionais de excelente qualidade e relatam e trás ao debate diversos temas relacionados a internet dentro de uma perspectiva da realidade brasileira?

Aqui listamos cinco documentários, sem dois eles web série, que contam momentos históricos da internet brasileira ou debate temas relacionados.

5 – Se tá na Internet, é verdade!

“As mentiras e rumores sempre existiram e foram difundidas na sociedade. Com a Internet e as redes sociais tornou-se expressivo a transmissão e criação de notícias falsas, as denominadas fake news. O documentário “Se tá na internet, é verdade” busca compreender o fenômeno social da massificação de notícias falsas no ambiente digital e os impactos na vida contemporânea.”

“Esse projeto foi realizado pela Astúcia, uma produtora de conteúdo acadêmica como parte de um Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos de Rádio, TV e Internet da Universidade Metodista de São Paulo – Campus Rudge Ramos.”

Fonte: Canal Astúcia Produções

4 – Juventude conectada

“Com produção de Laís Bodanzky e da Buriti Filmes, o documentário é inspirado na pesquisa Juventude Conectada da Fundação Telefônica Vivo, correalizadora do projeto. A série tem quatro episódios – “Ativismo”, “Comunicação Democrática”, “Empreendedorismo” e “Educação”-, com 26 minutos cada…”

“Em comum entre os capítulos está a forma com que jovens conscientes e criativos exploram as possibilidades da era digital para defender suas causas, reinventar modelos econômicos e transformar sua realidade e a do mundo. Líderes de uma nova cultura, eles inspiram e protagonizam uma verdadeira revolução global. “Enquanto debatemos a sobrevivência das mídias tradicionais, a queda vertiginosa das vagas no mercado de trabalho e formas de patrocínio e incentivo cultural, por exemplo, nossos jovens não esperam. Eles estão se apropriando do que existe de mais novo em termos de tecnologia e comunicação para procurar novos caminhos e propor mudanças e melhorias para o mundo”, conta Bolognesi. Diretor da premiada animação “Uma História de Amor e Fúria” e roteirista de grandes sucessos como “Bicho de Sete Cabeças” e “As Melhores Coisas do Mundo”.”

Fonte: UNDIME

3 – Meio século de internet e Futuro da internet

“Ao completar 50 anos, a internet é vista como estímulo principal à criação de um mundo digital que só era conhecido por meio da ficção científica. A temática futurista já estava presente na literatura do russo naturalizado americano Isaac Asimov, em obras como Eu, Robô, que foi escrita nos anos 50 e ainda serve de referência para a crescente indústria da robótica. Asimov imaginou leis para a boa convivência do homem com as máquinas: a principal delas é que o robô jamais poderá agir contra os interesses e a segurança da humanidade. A inteligência artificial que teve início em 1954, nos Estados Unidos, hoje dá voz e movimentos a equipamentos eletrônicos e carros autônomos. O mundo do big data, dos algoritmos e a segurança de dados são os principais temas abordados no documentário “Meio Século de Internet”, produzido pela TV Justiça.”

Fonte: TV Justiça

“Em mais um Documentário sobre a internet, a TV Justiça entrevista especialistas que arriscam falar sobre o futuro do mundo em rede e como a automação de rotinas e a robotização vão influenciar o mercado de trabalho. Segundo o cientista chinês Kai-Fu Lee, criador da Inteligência Artificial, a metade das profissões que conhecemos hoje devem desaparecer até 2035. O aprendizado profundo das máquinas não terá limites após a captura de todos os dados pessoais disponíveis nas redes sociais e nos arquivos oficiais. Para ele, o Big Data veio para ficar.”

Fonte: TV Justiça

2 – XPLOIT: Internet Sob Ataque

“A mini-série Xploit, que é uma realização da TVDrone / Actantes em associação com a Heinrich-Böll-Stiftung e apoio da Rede TVT, pretende abordar uma guerra silenciosa que acontece longe dos PCs, laptops e dispositivos móveis mas cujo o resultado interfere diretamente em nossas vidas online e offline. Contando com a ajuda de um seleto grupo de entrevistados como o co-criador do sistema GNU Richard Stallman, o jornalista James Bamford, a advogada Flávia Lefèvre, a jornalista Bia Barbosa, a cientista social Esther Solano e o sociólogo e cyberativista Sérgio Amadeu da Silveira a série introduz o espectador nas disputas políticas políticas e econômicas que resultarão consequencias diretas em nossos diretos essenciais dentro e fora do mundo digital.”

Fonte: TVDrone WebTV

1 – Freenet

“Quem governa a rede? Com quais interesses e com quais consequências? Será que somos mesmo livres para acessar conteúdo? Sua privacidade está garantida? Quais direitos humanos são desrespeitados quando a estrutura democrática da internet é ameaçada? Quem garante o direito de todos os cidadãos a uma conexão rápida e de baixo custo?

freenet? é um filme documentário colaborativo sobre o futuro da liberdade na Internet. Seu objetivo é trazer a realidade dos bastidores da internet para o centro do debate global de forma participativa e envolvente, e através da produção e intercâmbio de conteúdo visual, sensibilizar e trazer informações para aqueles que mais sofrem as consequências das últimas mudanças nas políticas de internet: os usuários da rede.

O documentário é uma realização de quatro entidades brasileiras comprometidas com o debate de liberdade e defesa de direitos na rede: Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Centro de Tecnlogia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas (CTS/FGV), Instituto Nupef e Intervozes.”

Fonte: Intervozes

https://youtu.be/TSomRix04fQ

Notícias relacionadas

Seminário discute estratégias para garantir conectividade significativa no Brasil 

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) realizou...

Inclusão Digital: contraste nos dados e o desafio para as políticas públicas 

Por *Marcelo Saldanha A universalização do acesso à internet se...

Redes Comunitárias se fortalecem com grupo de trabalho na Anatel

O trabalho realizado por diversas instituições do Brasil em...

Redes Comunitárias de Internet lançam carta por políticas de acesso 

O movimento pela universalização do acesso à internet no...
InícioPublicações5 documentários brasileiros sobre a internet