5 Softwares Livres mais úteis para serviços locais em redes comunitárias usando YunoHost

Thiago Paixão

Uma rede comunitária é uma infraestrutura de rede, com Internet ou não, construída e gerenciada pela própria comunidade. Existem diversos modelos de gestão, arquiteturas e fins para essas redes, mas para todas é possível disponibilizar para os usuários diversas ferramentas e serviços digitais locais que muitas vezes independem da disponibilização de um link de Internet. Em sua grande maioria, são aplicativos disponibilizados sob licenças de Código Aberto (Open Source) ou de Software Livre (Free Software) que garante o uso livre para qualquer fim e a possibilidade de adaptação se necessário, já que o código-fonte da aplicação está disponível para qualquer um.

Como eu disponibilizo essas ferramentas para os usuários de uma rede comunitária?

Para a disponibilização destes serviços locais será necessário um computador que será utilizado como servidor local. Quanto mais recursos como HD, Memória RAM e CPU estiver disponível, mais aplicações podem ser disponibilizadas e mais usuários poderão ter acesso simultaneamente.

Nem sempre é uma tarefa simples instalar e realizar a gestão dessa aplicações, muitas delas vão demandar conhecimentos técnicos avançados de administração de servidores Linux. Para técnicos ou técnicas comunitários(as) iniciantes, isso pode ser um desafio e tanto, e para os(as) experientes, pode ser complexo realizar a gestão de um grande número de aplicações diferentes.

Com a proposta de facilitar a instalação, gestão e manutenção de servidores locais com aplicações baseados em Software Livre existe o projeto YunoHost, que se auto define em uma tradução livre como:

“um sistema operacional livre com o objetivo de simplificar a administração do servidor e democratizar a auto-hospedagem.”

Com o YunoHost, você instala um sistema operacional baseado no Debian com um painel administrativo web que permite de maneira muito fácil e intuitivo instalar e configurar diversas aplicações e serviços que poderão ser disponibilizados na rede. São dezenas de aplicações disponíveis em seu catalogo, e aqui listo o top 5 que considero as mais úteis e venho utilizando recentemente:

5 – Calibre-web

Uma alternativa al Trello para organizar tarefas

Um gerenciador bem completo de material bibliográfico, incluindo revistas, livros, artigos acadêmicos e outros. Com ele você pode catalogar materiais impressos ou digitais, e disponibilizar para download os digitais.

Com ele você pode montar uma biblioteca virtual para comunidade que podem ser acessados independente da disponibilização de um link de internet.

4 – Wekan

Uma alternativa al Trello para organizar tarefas

Se você já utilizou o serviço privativo Trello para organizar tarefas e outros conteúdos, vai gostar do Wekan. O Wekan possuiu praticamente todos os principais recursos do Trello e uma aparência muito similar, porem é baseado em Software Livre. Tanto o Trello como o Wekan se baseiam na técnica japonesa de Kanban, que são quadros com colunas e cartões que se movem entre eles, indicando em que etapa de um processo aquele cartão se encontra. Um cartão pode representar uma atividade, um conteúdo em produção ou qualquer outra coisas que precisar.

Com o Wekan você pode gerenciar atividades da sua rede comunitária, tais como: manutenção de equipamentos, novas instalações, reuniões, entre outros.

3 – PeerTube

Uma alternativa descentralizada ao YouTube

Certamente você já deve ter assistido algum vídeo hospedado no YouTube, que é um serviço gratuito porem privativo e cheio de anúncios disponibilizado pelo Google. Imagina ter um “YouTube” que funciona localmente, sem depender de internet, onde os usuários da rede podem subir qualquer vídeo que fica disponível para todos poderem assistir? Essa é a proposta do PeerTube!

O PeerTube permite também, quando disponibilizado em uma rede com link de internet, fazer parte de uma rede global, se conectando à outras instalações de PeerTube pela internet, permitindo que usuários de todo o mundo compartilhe seus vídeos. Simplificando: você instala o PeerTube em seu servidor local, hospeda localmente os vídeos e pode opcionalmente acessar outros vídeos que não estão hospedados no seu servidor. É simplesmente fantástico!

2 – Nextcloud

Compartilhamento de arquivos e outras ferramentas colaborativas

Diversos serviços de compartilhamento de arquivos em cloud, ou simplesmente nuvem, ficaram populares na internet, entre eles o Google Drive, o Dropbox e o Microsoft OneDrive. O Nextcloud é uma aplicação em software livre que permite você criar em seu próprio servidor um serviço de compartilhamento de arquivos em nuvem, semelhante aos serviços citados.

Mais do que apenas compartilhar arquivos, você pode instalar diversas outras aplicações integradas, que permitem o trabalho colaborativo sem a necessidade de instalar nada no computador dos usuários. Entre as aplicações integradas, destaco o OnlyOffice, uma suíte de escritório online, semelhante ao LibreOffice ou ao Microsoft Office que funciona completamente através do navegador de internet, disponibilizando ferramentas de educação de texto, planilha, apresentações, entre outras.

1 – WordPress

Crie sites, blogs, portais comunitários, e-commerce, redes sociais e muito mais

A aplicação mais utilizada em mais versátil dessa lista certamente é o WordPress. O WordPress é o CMS (Sistema de gerenciamento de conteúdo) mais utilizado da internet, e isso se deve muito a sua facilidade e flexibilidade e uso, já que pode receber plugins que expandem suas funcionalidades, permitindo criar desde simples sites e blogs, até completas lojas virtuais (e-commerce) e redes sociais.

A rede comunitária ser seu próprio canal de comunicação, como por exemplo um portal comunitário criado em WordPress, vai facilitar muito a comunicação com e entre os usuários da rede, como ajudará a divulgar as ações do projeto ao o resto do mundo.

Conclusão

Vimos aqui 5 das mais úteis aplicações que podemos disponibilizar como serviços locais para os usuários de uma rede comunitária. Todas as aplicações podem ser instaladas manualmente ou através do YunoHost, que vai facilitar e muito a sua vida como técnico ou técnica comunitário(a). Esses são apenas uma pequena fração das aplicações em software livre disponível para a instalação no catalogo do YunoHost, e uma lista completa das aplicações podem ser consultas aqui.

Quais aplicações seriam úteis para os usuários da rede comunitária na qual você faz parte? Deixe nos comentários a sua resposta.